sexta-feira, 7 de novembro de 2008

MUDANÇAS AMBIENTAIS GLOBAIS
A mudança do clima tem se apresentado como um grande desafio ao desenvolvimento da humanidade no planeta Terra e tem sido amplamente estudado e discutido.
O desenvolvimento econômico e social desencadeado pela industrialização e pela rápida urbanização trouxe, à aplicação de tecnologia nos mais variados segmentos de atividades, a poluição do meio ambiente. Estão acontecendo mudanças climáticas, desertificação de terras, desmatamento, poluição de rios, lagos e mares, poluição do solo, de águas subterrâneas e do mar.
A natureza se transformou em áreas de ação nas quais precisamos tomar decisões políticas, práticas e éticas.
A Educação Ambiental assume, a sua parte no enfrenta mento da crise, radicalizando seu compromisso com mudanças de valores, comportamentos, sentimentos e atitudes, que deve se realizar junto à totalidade dos habitantes de cada base territorial, de forma permanente, continuada e para todos.

Conferência na Escola: pretexto e texto para um bom trabalho
Com uma visão de educação integral, a Conferência na Escola permite ampliar tempos, espaços e conteúdos educacionais.
A constatação da crise ambiental pode representar uma oportunidade positiva para implantar novos modelos de desenvolvimento, outras sociedades possíveis, mais felizes e saudáveis. Vamos cuidar do Brasil com as escolas!
Temos alternativas e saídas?
Os valores que geram uma determinada concepção de mundo, de vida, de felicidade, de sociedade. Nesse modelo de sociedade valoriza-se muito a realização pessoal, pelo fato de se ter conforto, poder, status. Para isso, é preciso possuir e acumular bens, ocupar uma posição de mando, acima dos outros. Como os bens são finitos e as posições sociais são relativas, a sociedade se estrutura de forma hierarquizada.
Algumas ações e medidas sustentáveis como políticas mitigadoras, adaptativas, preventivas e transformadoras; formas de conviver e reverter alguns impactos ambientais. Não é somente uma questão de reduzir os impactos, de mitigar ou minorar os estragos, de reduzir a produção do lixo, de cobrar pelo uso ou poluição da água, mas de propor uma mudança na forma de ver o mundo, a sociedade e os valores que realmente contribuem para a sobrevivência humana com qualidade de vida. Pensar com responsabilidade pelo presente e pelo futuro, não só no curto prazo, mas numa perspectiva que supere a lógica de acumulação insustentável.

A era dos limites
O conceito de sociedade de risco levanta a questão dos (auto)limites do desenvolvimento e a nossa tarefa é rediscutirmos padrões de responsabilidade, segurança, controle, para reverter as conseqüências dos danos causados pela sociedade industrial moderna para a sociedade e o meio ambiente.
Produzindo conhecimento na escola
A Educação Ambiental educa com a sociedade, a vida e o Planeta em mente. Quando aprendemos a reconhecer a complexidade da vida, passamos a respeitar, preservar e conservar. Precisamos conhecer nossa realidade para poder realizar nossos sonhos de qualidade de vida e construir a nossa felicidade. Cada escola pode ser, e algumas vezes já é, um local de pesquisas do mundo, partindo e voltando para seu cotidiano e sua própria realidade.
Metodologia científica8
Ao longo da era moderna, o método científico passa a ser aplicado para criticar o que se tem como verdades sobre fatos do mundo, inicialmente do mundo natural, passando, aos poucos, ao mundo social.
A pesquisa científica pode estruturar-se em torno de perguntas especulativas: O que é o arco-íris? Ou, então, de grandes perguntas metafísicas: Como se originou o Universo? Ou, ainda, de perguntas aplicadas à solução de problemas práticos da realidade social ou natural. A exigência é que os conhecimentos que venham a orientar as soluções sejam científicos.
Um por todos e todos pelo conhecimento!
Cada aluno e cada aluna dos grupos devem participar de todas as etapas do trabalho. As inquietações, curiosidades e sonhos dos jovens devem ser trabalhados desde a definição da pesquisa, seus caminhos e resultados, até sua apresentação e a avaliação final da atividade.
Dessa forma, cada pessoa poderá sentir que está contribuindo individualmente com suas idéias, textos e registros, e o professor, ou professora, terá subsídios para avaliar o desempenho de cada um e cada uma na construção das experiências coletivas.

Um comentário:

Marise disse...

Parabéns Rosana! Só por isso já valeu a pena. Cultive, regue esta semente que foi lançada, teus alunos ficarão felizes em fazer parte desta jornada. Precisamos de educadores comprometidos...Um abraço
Marise/NTE/SMOeste/SC